Nossa Fé

Cremos que a Igreja Apostólica representa na terra a segunda vinda de Jesus Cristo, Nosso Senhor, em cumprimento as suas promessas. No Passado, quando Jesus viveu entre os homens nas terras da Palestina em sua primeira vinda, deu provas que era o Cristo prometido pelos Profetas e o Salvador da humanidade, pois viveu o que ensinou em suas mensagens de amor, fé e esperança, realizando grandes prodígios e milagres. Em sua obra vicária, sendo santo, puro e imaculado, ofereceu-se a Deus em sacrifício vivo, naquela cruz do calvário, derramando seu sangue inocente para a purificação e redenção dos que nele cressem com amor e fidelidade ao seu Santo Evangelho. Ressuscitou ao terceiro dia, ganhou o poder da vida sobre a morte e autoridade para criar Santos à sua imagem e semelhança para a glória de seu Pai, nosso Deus criador. Prometeu aos seus Apóstolos que voltaria no Tempo da Regeneração, como última oportunidade de salvação aos bons e humildes de coração antes da aplicação do juízo final. Faria novas todas as coisas e enviaria um outro Espírito Consolador, semelhante a Ele em poder, virtude e graça, e prepararia na sua Igreja um novo povo para Deus, guiado e protegido por um Pastor por excelência conforme a sua promessa: “haverá um só rebanho e um só Pastor”.

Na Igreja Apostólica, cremos:

- Na Trindade Excelsa, formada por Deus, seu Espírito Santo e o Filho amado, Jesus. Cremos em Deus Nosso Pai, como criador do Universo, desta terra, dos Céus, da Natureza, de todos os Santos e Anjos e da criatura humana. Sendo um ser todo poderoso, é onisciente, onipresente e onipotente. Cremos no Divino Espírito Santo de Deus como Supremo inspirador dos Céus, da terra e do próprio Deus. Cremos em Jesus, o filho amado, que sempre esteve diante de Deus, sendo o primeiro espírito criado por ele, por isso também chamado de “Primogênito do Pai”. Veio a este mundo como homem, nascido de uma Virgem Santa e pura para aplicar a justiça e o juízo de Deus, bem como para salvar a humanidade do pecado e dar a oportunidade de salvação a todas as pessoas convertidas, boas e humildes de coração.

- Na Virgem Maria Santíssima, imaculada, predestinada e bendita entre todas as mulheres. A escolhida por Deus para ser a mãe do seu filho, Jesus, cuja missão lhe deu o direito de assentar-se ao lado de Jesus e receber o galardão de Mãe de Deus, Rainha dos Céus e Mãe de todos os filhos de Deus.

- Na Santa Vó Rosa, o Espírito Consolador da promessa de Jesus, que, nascida predestinada para essa missão, pôde receber a revelação de Jesus para que no futuro se tornasse no glorioso Espírito Consolador e formasse sua santa Igreja na terra. Pelo poder de revelação, pois falava em nome de Jesus, conduziu com mão forte esta santa Igreja Apostólica por dezesseis anos. Essa missão lhe deu o direito de assentar-se ao lado de Jesus e a receber o galardão de Consolador, Rainha dos Céus. Carinhosamente chamada por nós apostólicos de Vó ou de Santa Vó Rosa.

- No Santo Irmão Aldo, Primaz desta Igreja, sucessor da Santa Vó Rosa o Consolador e último Profeta a cumprir tão honrosa missão para Deus. Tendo nascido predestinado, com um espírito forte, um cérebro perfeito, pôde ser escolhido por Deus, por Jesus e pela Santa Vó Rosa para dar continuidade a esta Igreja que teve em sua formação esta Santa. Ele esteve entre nós, revelando-nos os mistérios e a vontade de Deus, sempre o glorificando e aos seus Santos. Graças ao seu ministério, cumpriu-se uma das promessas de Jesus de que “haveria um só rebanho e um só pastor”: o Santo Irmão Aldo é este pastor prometido por Jesus, tendo cumprido uma missão que lhe rendeu o título de “O Grande Profeta de Deus”, considerado, ainda na terra, como um Anjo de Deus entre nós. Cumpriu fielmente sua missão, preparando esta Igreja, doravante, para um pleno desenvolvimento e apta a divulgar o Reino dos Céus na terra.

- Nos Anjos e nos Santos de Deus, porque são vivos e poderosos, auxiliam e obedecem a Deus. Quando designados pelo Criador, podem vir a esta terra para amparar os bons e humildes de coração, cooperando com Deus na missão de abençoar, salvar, proteger, realizar curas e milagres.

- Na Salvação, visto que toda pessoa que com fé santifica sua alma aqui na terra, ao terminar seus dias de vida, pode ter plena convicção de que seu espírito, vitorioso, entrará no Reino dos Céus. E, de acordo com o que proceder e realizar aqui na terra, receberá de Deus o reconhecimento e um galardão.

Nossa História

No ano de 1954, instalou-se no Bairro do Tatuapé, Estado de São Paulo - Brasil, uma tenda cujo nome era TENDA DE DEUS PARA SALVAÇÃO E CURA DIVINA, e um casal cristão Pastor Eurico Mattos Coutinho e sua esposa Odete Corrêa Coutinho foram convidados a ministrar a palavra de Deus nesta Tenda. E assim o fizeram com o grande desejo de que, através da pregação, pudesse existir uma Igreja Santa e Pura, onde Jesus reinasse novamente com todo o seu poder e autoridade.

Também moradora no bairro do Tatuapé, uma senhora muito justa e piedosa chamada Rosa Vicente, cheia de fé e amor ao próximo, resolveu adentrar aquela Tenda e ouvir as palavras do Pastor Eurico. Ao ouvir a mensagem de fé, esperança, coragem e amor, seu coração encheu-se com o desejo de, a partir daquele momento, servir ainda mais o Nosso Senhor Jesus Cristo com toda força de sua alma.

Ao retornar à sua casa, a senhora Rosa dobrou seus joelhos e prometeu a Jesus que, a partir daquele dia, iria serví-lo seguindo as palavras do Pastor Eurico, participando fielmente daquele trabalho. Após um período, enquanto esta senhora já servia com amor no ministério de diaconisa, Jesus lhe apareceu numa visão, orientando-a que alertasse ao Pastor Eurico e sua esposa a respeito de problemas que a Igreja estava passando e quais providências que deveriam ser tomadas. E assim aconteceu e os problemas não dominaram a Igreja.

Após este acontecimento, Jesus novamente lhe apareceu em visão e determinou que os três deveriam se reunir e orar juntos e que, através dela Irmã Rosa, ele passaria a revelar-se e dirigí-los. E, assim acontecendo, Jesus determinou que a Igreja passasse a chamar IGREJA APOSTÓLICA, em homenagem aos Santos Apóstolos, pela missão honrosa que estes servos cumpriram nesta terra como discípulos do Divino Mestre Jesus ao formarem a primeira Igreja Apostólica no passado. Logo passou a ter suas reuniões com os fiéis em um Salão locado na Rua Tuiuti, também no bairro do Tatuapé/SP.

História Igreja Apostólica

A Irmã Rosa foi dando provas do grande amor que tinha para com a obra da Igreja Apostólica e Jesus, através dela, foi ensinando à Igreja aquilo que deveria ser feito para se tornar o Tabernáculo de Deus nesta terra, ensinando principalmente a fé que deveríamos ter em sua Santíssima Mãe, Maria Santíssima, e no poder dado aos Santos que alcançaram o galardão de servir a Deus nos Reino dos Céus.

A Igreja passou a amar a querida Irmã Rosa e, ao nome de Rosa, com carinho e afeto, “Vó” acrescentou. A Vó Rosa sempre foi consagrada e santificada, merecendo assim, a dádiva de ser, durante dezesseis anos, ungida por Jesus; que lhe transmitiu a participação em todos os seus dons, tornando-a sua própria semelhança e preparando-a para ser o outro Consolador da sua promessa, com a missão de revelar tudo o que ele não pôde revelar aos seus Apóstolos no passado, quando disse: “E quando ele vier, o outro Consolador semelhante a mim, vos fará lembrar tudo o que vos tenho dito e vos anunciará o que há de vir”. Através desta santa, Jesus implantou nesta Igreja sua doutrina, o perfeito “Evangelho do Reino dos Céus” e uma disciplina honrada, sensata e justa para livrar seu povo do pecado.

No dia 26 de outubro de 1970, por vontade do nosso Deus, a querida e Santa Vó Rosa terminou a missão do seu corpo físico, mas imediatamente, ou seja, antes mesmo do sepultamento do seu corpo, revelou-se em espírito ao Irmão Aldo Bertoni, trazendo as boas novas de que, a partir de então, era o Espírito Consolador da promessa de Jesus e que o Irmão Aldo seria o seu representante a quem ela se revelaria e continuaria, junto com Jesus, dirigindo a obra da Igreja Apostólica, cumprindo assim a promessa do Divino Mestre quando disse que haveria nos tempos da regeneração “um só rebanho e um só pastor”.

Vivendo na “Era do Consolador”, grandes e extraordinários milagres a Igreja passou a contemplar. Seu crescimento material, espiritual, e em número de adeptos foi notório e, através da pregação do Bispo Eurico Mattos Coutinho e da Missionária Odete Corrêa Coutinho, a Igreja conheceu muitos mistérios nunca revelados. Com a Direção do Primaz Aldo Bertoni e suas revelações, alcançamos um aprimoramento espiritual e assim passamos a crer que ele Irmão Aldo é o Pastor por excelência prometido por Jesus em seus testamentos.

Ao longo dos anos, nosso amado Bispo Eurico e a Missionária Odete também deixaram a vida de seus corpos físicos na terra e foram integrar o cortejo dos Santos no Reino dos Céus.

Nosso amado Primaz Irmão Aldo, após cumprir na terra sua missão durante quarenta e quatro anos à frente desta Igreja, subiu aos Céus no dia 05 de maio de 2014, sendo coroado pela Santa Vó Rosa diante do Trono de Deus como o último Profeta e Supremo Pastor.

Assim, Deus o Pai passou a reinar em toda a sua plenitude sobre este povo apostólico e grandes maravilhas são realizadas em favor dos fiéis que, com fé, clamam à Santa Vó Rosa, o Consolador; ao Santo Irmão Aldo, Supremo Pastor; à Jesus Nosso Senhor e à Mãe Virgem Maria Santíssima.

Revestidos por esta fé preciosa que nos legaram esses Santos Poderosos, cremos que o Espírito Santo, nosso Deus e seus Santos estão conosco nos abençoando e protegendo, para que possamos cumprir a nossa missão de filhos de Deus nesta terra dando-nos a esperança da vida eterna na Glória Celestial para todo sempre!

Sacramentos

Nosso Calendário

A Igreja Apostólica adota, por calendário festivo, as seguintes datas:

I – Dia 1º de janeiro – Confraternização Universal;
II – Dia variável conforme o ano - Páscoa;
III – Dia 05 de maio - Coroação do Santo Profeta Irmão Aldo;
IV – Segundo domingo de maio – Dia das Mães;
V – Dia 10 de junho – Aniversário de nascimento da Santa Vó Rosa e da Igreja Apostólica;
VI – Segundo domingo de agosto – Dia dos Pais;
VII – Dia 15 de agosto – Assunção de Maria Santíssima;
VIII – Dia 31 de agosto – Aniversário do nascimento do Santo Profeta Irmão Aldo;
IX – Dia 26 de outubro – Dia do Consolador;
X – Dia 25 de dezembro – Natal de Jesus Cristo.

Nossa Missão

Divulgar ao mundo que Jesus já voltou e está entre nós, como prometera ao seu tempo. A Igreja Apostólica recebeu a missão divina de divulgar os ministérios sagrados da Virgem Maria Santíssima, como mãe de Jesus; da Santa Vó Rosa, como Espírito Consolador da promessa de Jesus Cristo, e de seu sucessor e último profeta, o Santo Irmão Aldo, como legítimos representantes da segunda vinda de Jesus.

Anunciar a toda a humanidade o Evangelho de Jesus, agora completo pela missão desses dois Santos e, por consequência, doutrinar e disciplinar homens e mulheres para que se tornem pessoas dignas e honradas, à semelhança de Deus Criador nosso Pai, e que, ao término de suas vidas na terra, seus espíritos possam viver eternamente nos Céus, à semelhança dos Santos e Anjos, pois “Sem santificação ninguém verá a Deus”.

Nossos Objetivos

A IGREJA APOSTÓLICA tem o propósito da vivência religiosa, concretizando a assistência e solidariedade como instrumento de defesa, proteção e desenvolvimento das pessoas.

Para a consecução de suas finalidades, a IGREJA APOSTÓLICA envida esforços, dentro de suas possibilidades e especialidades, no sentido de:

I - Prestar culto a Deus e a todos os seus Santos, de conformidade com a doutrina contida no Evangelho do Reino dos Céus;
II – Adorar e glorificar a Deus nosso Pai, ao Divino Espírito Santo, ao seu Filho Jesus, à Mãe Virgem Maria Santíssima, à Santa Vó Rosa, o outro Consolador; ao Santo Profeta Irmão Aldo, Sucessor do Consolador e aos demais Santos, Anjos, Profetas e Apóstolos;
III – Divulgar uma doutrina que santifica, a exemplo do que fez Jesus e seus Apóstolos, com o objetivo de salvar os pecadores arrependidos e convertidos e livrá- los do mal, tornando-os participantes ativos do Reino de Deus;
IV - Proporcionar aos seus membros o ambiente espiritual necessário à moralização dos costumes e à santificação, ensinando-os a serem justos, honrados, humildes, honestos, bem-intencionados e bons de coração, sujeitos à justa disciplina e às orientações da Igreja;
V - Libertar os oprimidos espirituais e orar pela saúde dos enfermos, conforme a santa doutrina inspirada por Jesus, pela Santa Vó Rosa e pelo Santo Profeta Irmão Aldo;
VI - Prestar assistência espiritual a seus membros, mesmo quando enfermos e impossibilitados de frequentarem as reuniões, a fim de que tenham ânimo forte e recebam alívio de suas dores;
VII - Manter o programa “A Hora Milagrosa”, tanto em radiodifusão quanto via internet e demais meios de comunicação legais, para divulgação da obra de evangelização e prestação de assistência espiritual aos ouvintes e internautas; zelar para que esse programa sempre divulgue o nome de Deus e de nossos Santos: Jesus nosso Senhor, a Virgem Maria Santíssima; a Santa Vó Rosa, o Santo Profeta Irmão Aldo, e a todos os demais Santos, Anjos, Profetas e Apóstolos;
VIII - Instalar congregações em âmbito nacional e internacional, dentro de suas possibilidades, para reunir o povo apostólico e os ouvintes do programa “A Hora Milagrosa” e os demais interessados. As Congregações, em todas as suas atividades, estarão vinculadas às ordens da Sede, onde se encontra o centro das decisões gerais, sejam administrativas, disciplinares ou doutrinárias, formando uma única Igreja, indivisível e regida por um único estatuto organizacional;
IX - Promover ações religiosas buscando o desenvolvimento moral e espiritual dos adeptos da Igreja e das criaturas humildes e bondosas de coração que aceitarem nossa fé, visando sempre à salvação de suas almas;
X - Formar seu Ministério para que possa apregoar o “Evangelho do Reino dos Céus”;
XI - Oferecer e desenvolver atividades religiosas;
XII - Promover e oferecer ações de defesa, proteção e desenvolvimento da família;
XIII - Dedicar-se a obras de desenvolvimento humano, religiosas e beneficentes.

No exercício de suas finalidades institucionais, a IGREJA APOSTÓLICA não faz discriminação de raça, sexo, nacionalidade, idade, cor, credo religioso, político e condição social. Busca, no entanto, zelar continuamente pelo cumprimento de suas disposições estatutárias, disciplinares e doutrinárias, pois são imprescindíveis para a formação moral e religiosa de seus membros.

A IGREJA APOSTÓLICA não faz uso, em seus templos, na Sede ou em suas Congregações, de imagens ou esculturas, ou de quaisquer instrumentos de liturgia, que não estejam previstos nas orientações contidas no Boletim Interno Oficial e nos livros próprios de sua doutrina, que são os meios oficiais dos trabalhos de pregação e de comunicação da Igreja.

A IGREJA APOSTÓLICA não faz uso, em seus templos, na Sede ou em suas Congregações, de discursos políticos de qualquer natureza.

Cronologia Igreja Apostólica

10 de Junho, 1894

Nascimento da Santa Vó Rosa.

26 de Outubro, 1970

Coroação da Santa Vó Rosa como consolador e início do ministério do Santo Irmão Aldo.

31 de Agosto, 1926

Nascimento do Santo Irmão Aldo.

05 de Maio, 2014

Coroação do Santo Profeta Irmão Aldo